quarta-feira, 23 de junho de 2010

Estímulos fragmentados


O sucesso do seriado Lost é emblemático. O desenrolar da trama - negando todas as cartilhas de construção de roteiro, evidenciou um novo tempo para a Televisão e Hollywood igualmente. Inaugura-se uma nova era: contar história de maneira não linear.

Ao abraçar esse formato não sequencial, de vai e vem - passado e futuro - entremeando ficção científica com exoterismo e espiritualidade, revela essa característica toda própria. Como sabemos, o seriado foi muito bem acompanhado e aceito pela audiência no mundo todo.

O roteiro foi cuidadosamente elaborado, deixando para o último minuto do segundo tempo, a revelação do 'encaixe' final. No entanto o segredo complementar desse sucesso retumbante residiu justamente pelo estilo caótico e sempre surpreendente.

Um paralelo é o game "World of Warcraft" do tipo online e em massa para múltiplos jogadores. Com uma forte adesão por todo o mundo, o jogo não cessa enquanto os usuários estiverem off line - isso porque o sistema emula um mundo virtual persistente (sempre em mutação).

Daí que, mesmo que estranhemos essa forma de estimulação, é desse jeito que o jovem está se conectando e se divertindo. Essa fragmentação faz parte do seu mundo hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário