quinta-feira, 24 de junho de 2010

A Escola e o Celular


Nas visitas que tenho realizado em Escolas, por conta do projeto MEU FILHO DIGITAL, tenho percebido que todas tem se rendido à vontade das crianças (e dos pais) de estarem munidas com seus celulares. Isso é a realidade. Imagino eu (assim como minha esposa) com os filhos em idade escolar, fazendo o mesmo que os pais de hoje. É prático, dá segurança, além de status e modernidade (mas essa última parte é detalhe).

Recentemente a Secretaria de Educação do estado de Goiás proibiu que os alunos levassem celular para a escola. Me parece que foi um deputado estadual que lançou o projeto e a Assembléia daquele estado aprovou.

Gostaria de ouvir seus comentários. O que fazer com seus filhos? Você tem filhos nessa idade (5 a 14 anos)? Qual a idade ideal para se ter celular? Você restringiria mesmo que os coleguinhas tivessem? E se você for a favor - mandaria-o para a escola com o aparelho, mesmo sabendo da sua proibição? E se ele ligasse ao longo da período escolar (no caso de levar e deixar desligado) - qual seria sua reação e seu juízo?

2 comentários:

  1. Conheci-o através do Programa "Vejam Só", da RIT... Sigo seu blog, se interessar em seguir o meu, acesse http://timonhanoticias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Pô, jovem Volney, quantas dúvidas?
    Qual a idade ideal para se ter celular?
    A partir do momento em que meu filho começar a ter indepêndencia, ou a descobri-la e, ai entra o aspecto ditarial, eu sentir que ele terá responsabilidade para saber como usa-lo.
    Você restringiria mesmo que os coleguinhas tivessem?
    Obedecidas as democraticas leis acima, não restringiria, nem por imposição de uma escola do milenio passado (provavelmente trocaria de escola)
    E se você for a favor - mandaria-o para a escola com o aparelho, mesmo sabendo da sua proibição?
    Mas antes de mudar de escola, eu tentaria o caminho do dialogo, e no caso da escola pública, eu teria que mudar de país.
    E se ele ligasse ao longo da período escolar (no caso de levar e deixar desligado) - qual seria sua reação e seu juízo?
    Muito profunda a questão, não entendi direito, mas acho que faz parte da lei da responsabilidade.
    No caso da @umagarotadisse e da nossa garota curitibana, tenho bons exemplos de uso adequado pelo menos até entrar na faculdade e adquirirem competências para criação das próprias leis (que geralmente são mais avançadas que as nossas.

    ResponderExcluir