segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O Poder da Síntese


Hoje as diferenças estão na cara - duplo sentido. Diferenças essas que aparecem não só na superfície. O jeito e o comportamento dos mais jovens, com suas diferenças abismais, separam as gerações de uma maneira nunca antes vista ou sentida. É tempo de oportunidade. É tempo de ação.

Se de um lado há todo um arcabouço estruturado na forma de pensar e agir das crianças e adolescentes: não querem lero-lero, não aceitam artificialismos, estão ligados no 220 em rapidez, conclusão rápida e novos focos de atenção ... Como estabelecer diálogo e comunicação para influenciá-los e ensiná-los?

Tanto os pais como os professores tem que buscar o caminho da síntese. Conciliar os dois modos, evitar a tirania do 'e/ou'. Criar pontes, lugares comuns, intersecções!

A palavra de ordem é a síntese. Sem ela, deixaremos as crianças à própria sorte pois de nada adiantará proibir e coibir. Sem a síntese ficaremos a falar sózinhos.

O caminho nobre da construção de um novo e melhor amanhã passa obrigatoriamente pela síntese: voltada pró ativamente para usar o que se tem de bom dos dois lados e deixar um positivo legado na humanidade.

2 comentários:

  1. Estou tentando há muito transmitir essa idéia aos professores de Escola Dominical para manter os jovens atentos e transmitirlhes um aprendizado eficaz.
    Não somente os jovens necessitam de um novo estilo de comunicação mas até os adultos que, pelo hábito de ouvirem os locutores de telejornais, já estão adquirindo o gosto por uma comunicação mais objetiva e suscinta.
    Preciso de mais material ralacionado a síntese. Você tem mais seu ou de outros que possa me indicar?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seu comentário Pr Julio - nos próximos posts vou trabalhar ainda mais essa questão e dar na medida do possível mais referências em Português.

    ResponderExcluir