terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mentes para o futuro e imersão digital


Educators must work together to ensure that every American young person has access to the skills and experiences needed to become a full participant, can articulate their understanding of how media shapes perceptions, and has been socialized into the emerging ethical standards that should shape their practices as media makers and participants in online communities.

Citando Malcolm Gladwell, Henry Jenkins (autor da chamada acima) e Howard Gardner, o artigo de Kyle Bylin no site Hypebot está em sintonia com a preocupação que temos revelado aqui: a necessidade de realizarmos a síntese para preparar os jovens para o futuro. O desafio mais específico, é ajudá-los a terem a mente mais adequada para o futuro. E o uso do termo 'mentes' significa mais do que cérebro e extrapola conteúdo, hábitos e fluência.

É nesse sentido que ele se refere às 10.000 horas de dedicação que Gladwell (autor de Fora de Série - Outliers) estabelece como padrão para se chegar ao nível de verdadeiros especialistas: seja como violinista, cantor, jogador de xadrez, ou atleta - e de quebra exemplifica com os Beatles e Bill Gates. O livro em si é muito recomendado.

Pois bem, o articulista utiliza dessa base, para mostrar que nossos filhos rapidamente obterão a dita fluência de especialista em menos de 10 anos, tal a intensidade de dedicação que terão nos meios digitais!

A tradução da chamada nos ajuda a perceber isso, ainda mais vindo de uma referência mundial, como é o professor Jenkins. Ele é autor de Cultura da Convergência - outra leitura imprescindível. Ele faz a chamada para os educadores americanos, e nesse caso é aplicável aos educadores de todo o mundo ...

Educadores devem trabalhar de mãos dadas para assegurar que cada jovem americano tenha acesso às capacidades e experiências necessárias para ser um participante integral, que possa articular a compreensão de como a mídia molda as percepções, e que tenha sido socializado no padrões éticos emergentes que deverão moldar suas práticas como desenvolvedores de mídia e participantes de comunidades online.

O texto completo você pode ler aqui (em Inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário