domingo, 19 de abril de 2009

Primeiros passos


Temos um boa e uma má notícia para os pais.

A boa notícia: realmente a internet é uma influência positiva para crianças e jovens. E eles irão utilizar esse mundo digital de maneira cada vez mais intensa e permanente em suas vidas. O outro lado da questão - a má notícia, é que, como pais teremos que re-aprender a nos situarmos neste novo mundo. E isso vai dar um pouco de trabalho para todos nós!

Sem dúvida há aqueles (felizmente uma minoria), que querem fazer como a anedota do banho da criança, onde ao jogar fora a água suja, a criança vai também. Esse tipo de pensamento - nefasto, retrógrado e limitante não interessa às famílias. Não há como evitar a revolução digital que presenciamos. As crianças cada vez mais cedo usam celulares, tem email, e se cadastram e sites de relacionamento, formando grupos e comunidades.

É impossível e uma aberração ao mesmo tempo, diante de tanta modernidade e da ubiquidade das facetas digitais, querer privar qualquer cidadão - independente de sua idade ou mesmo de classe social, dos avanços tecnológicos e das novidades da modernidade.

Hoje reconhecemos que muito do que o mundo digital proporciona, como o uso do telefone celular e as mensagens curtas de texto (os torpedos e sms) compõem, além da própria internet, um grande arcabouço digital. Tudo isso gera dentro do lar, uma forte proximidade e interação entre pais e filhos, comodidade e segurança. Há também o fato de que tudo isso intensifica o desenvolvimento de uma maior inteligência e preparo, ampliando sua força social com desdobramentos emocionais saudáveis. Dessa forma estaremos hoje, preparando nossos filhos para o amanhã.

O que devemos fazer então? Nos próximos dias, disponibilizaremos um Breve Manual Para Pais - inicialmente em sua versão beta (significando que poderá receber melhorias e adições). Será dentro do espirito denominado de 'código aberto' - onde os pais poderão baixar o texto sem custo algum. E se quiserem, poderão encaminhar para outros pais e familiares.

Em paralelo estaremos recebendo perguntas e sugestões. Quem sabe poderemos criar um grande fórum nacional que discuta e debata os temas que nos inquietam. A segurança, a orientação saudável, as diretrizes e os limites estabelecidos de forma equilibrada, e a construção de um ambiente positivo, fazem parte de nosso intento. Queremos prover aos pais - ao final de sua jornada de criação e educação dos filhos, um sentimento de dever cumprido - e de ter cumprido-o bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário