terça-feira, 31 de março de 2009

Projeto colaborativo


Ainda nos seus primeiros dias de vida, o projeto Meu Filho Digital ganha várias adesões e apoio. São amigos que divulgam no twitter, outras que aderem ao meu grupo do Facebook, e até um amigo-nerd (o JP - do takeme2japan), que me enviou um roteiro muito interessante para discutirmos.

A seguir quero compartilhar o que seria uma introdução de esclarecimento para os pais. Devemos lembrar que há efetivamente (em todas as gerações houve), um distanciamento entre as gerações. Hoje em função dessas grandes transformações e o próprio re-ordenamento social, em velocidades absurdas, uma ampliação desse gap.

Por isso que gostaria de explorar os MITOS que a internet e os comportamentos diferentes acabam criando de maneira natural ou provocada. A pergunta portanto é:

Que mitos você identifica na perspectiva de pais ao encarar ou ao não entender essa transformação social e seu filho digital?

Um comentário:

  1. Volney, meu velho, creio que pode te ser interessante dar uma pesquisada nos pensamentos de Ivan Illich.

    Recomendo, particularmente, o seu livro mais famoso, Sociedade Sem Escolas, onde ele faz uma crítica à institucionalização da educação nas sociedades contemporâneas e apresenta propostas para reinventar toda a aprendizagem em várias instâncias da sociedade e também na esfera individual.

    Deve ser de especial interesse a proposta, feita em 1971 por ele, de criar as "redes de aprendizagem" apoiadas em tecnologias avançadas. Muitas das características das "redes de aprendizagem" recordam o uso da internet em geral e em particular o trabalho e idéias da própria Wikipedia.

    Bem, de qualquer modo, vale a leitura.

    ResponderExcluir