terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A voz dos Jovens


Recebi de meu amigo Paulo Saab - presidente do Instituto da Cidadania Brasil - o livro Cidadania Já de sua autoria. É um texto rico e elucidativo, pois o desafio da construção de uma Nação digna não pode ser deixado sómente nas mãos dos políticos. Na verdade é tão vital e importante que, se delegarmos aos políticos para resolverem essa questão - estaremos sim vendendo a nossa alma.

É portanto um desafio de todos. E cumpre muito bem o Paulo esse papel. Tanto individualmente através de suas escritas, andanças pelo Brasil, compromissos de fala, e repercussão na mídia, como estruturalmente no comando de uma das mais respeitadas entidades a se preocupar com os jovens e crianças de nosso país.

O Instituto da Cidadania realiza anualmente um grande congraçamento entre educadores, professores, representantes de escolas e seus alunos. Denominado Prêmio Construindo A Nação, já em sua edição de número 10, prevê a abrangência totalmente nacional neste ano - com todos os estados brasileiros participando através de suas escolas públicas.

Leio com atenção no seu livro, o relato que o autor faz da voz dos jovens. É quase que um uníssono. Os jovens sabem que a solução de nosso país, para se transformar numa nação de fato - passa pela educação! Não são os adultos, os formados, os preparados, os que já pesquisaram ... São os jovens que definem e dão o tom para se alcançar a verdadeira cidadania: a Educação!

Extratos de sua pesquisa em ouvir as respostas dos jovens para melhorar o Brasil:

"Maior investimento em educação"

"... investimento na educação básica."

"Conscientizar a população de que a Educação é essencial ..."

"Melhorar a educação em nossas escolas ... o povo brasileiro tem que se mecher (sic)"

Em tempos de atenção aos Nativos Digitais, em se busca resguardar o preparo individual e pessoal para um futuro promissor, vemos uma união essencial para a nossa juventude: a vida digital atrelada à escola. Eles estão cientes! Eles já sabem disso e nos dizem.

Ainda bem que temos iniciativas como essa que convergem, constroem e nos dão esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário