sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Relatório da UNESCO


Uma excelente fonte de estudos para a questão da ética e da segurança na Internet. Este relatório, feito pela UNESCO, com o título: Implicações Éticas sobre as Tecnologias Emergentes - Um Pesquisa, traz excelente quantidade de dados e umas percepções interessantes. O resumo, que tentarei compartilhar em breve, encontra-se no quadro das páginas 73 e 74.

Esse link nos foi compartilhado pelo Guilherme Canela de Souza Godoi da UNESCO Brasil no evento Forum da Segurança na Internet.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Repercussões do tema


O tema Nativos Digitais tem repercutido nos diferentes segmentos da economia. Saiu no Exclusivo On Line - uma publicação do Grupo Sinos - o terceiro maior grupo de comunicação do Rio Grande do Sul.

Aqui tem a página tratando sobre o tema, com desdobrando nesta matéria também.

Aos poucos o termo vai deixando de parecer grego aos ouvidos das pessoas. Faz sentido e dá para entender o significado no nosso dia. Mais uma vez, a chamada: temos que fazer a síntese!


terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mentes para o futuro e imersão digital


Educators must work together to ensure that every American young person has access to the skills and experiences needed to become a full participant, can articulate their understanding of how media shapes perceptions, and has been socialized into the emerging ethical standards that should shape their practices as media makers and participants in online communities.

Citando Malcolm Gladwell, Henry Jenkins (autor da chamada acima) e Howard Gardner, o artigo de Kyle Bylin no site Hypebot está em sintonia com a preocupação que temos revelado aqui: a necessidade de realizarmos a síntese para preparar os jovens para o futuro. O desafio mais específico, é ajudá-los a terem a mente mais adequada para o futuro. E o uso do termo 'mentes' significa mais do que cérebro e extrapola conteúdo, hábitos e fluência.

É nesse sentido que ele se refere às 10.000 horas de dedicação que Gladwell (autor de Fora de Série - Outliers) estabelece como padrão para se chegar ao nível de verdadeiros especialistas: seja como violinista, cantor, jogador de xadrez, ou atleta - e de quebra exemplifica com os Beatles e Bill Gates. O livro em si é muito recomendado.

Pois bem, o articulista utiliza dessa base, para mostrar que nossos filhos rapidamente obterão a dita fluência de especialista em menos de 10 anos, tal a intensidade de dedicação que terão nos meios digitais!

A tradução da chamada nos ajuda a perceber isso, ainda mais vindo de uma referência mundial, como é o professor Jenkins. Ele é autor de Cultura da Convergência - outra leitura imprescindível. Ele faz a chamada para os educadores americanos, e nesse caso é aplicável aos educadores de todo o mundo ...

Educadores devem trabalhar de mãos dadas para assegurar que cada jovem americano tenha acesso às capacidades e experiências necessárias para ser um participante integral, que possa articular a compreensão de como a mídia molda as percepções, e que tenha sido socializado no padrões éticos emergentes que deverão moldar suas práticas como desenvolvedores de mídia e participantes de comunidades online.

O texto completo você pode ler aqui (em Inglês).

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Içami Tiba e os Nativos

Nesta parte II da entrevista com Augusto Nunes, o Psiquiatra e educador Içami Tiba dá uma orientação aos pais - contextualizando os desafios e as responsabilidades no lar.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Inteligências Múltiplas


O senso comum admite que somente o teste de QI serve como parâmetro para identificar pessoas inteligentes. Essa conclusão superficial no entanto é uma herança de muitos anos de adoção de uma antiga linha da psicologia que restringia os critérios para se medir a inteligência.

Até que entrou em cena Howard Gardner, trazendo para o campo da educação e da psicologia cognitiva, o revolucionário conceito de Inteligências Múltiplas. A base de sua proposta, é hoje compartilhada e abraçada na maioria das nossas Escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Entende Gardner que para determinadas áreas e disciplinas da vida, as pessoas alcançam uma facilidade e fluência que a tornam mais preparadas em campos específicos e práticas diferenciadas.

Inicialmente foram apresentadas sete tipos de inteligência, e hoje aceita-se de maneira mais abrangente as oito, que são descritas a seguir:

- Lingüística: facilidade na escrita, na fala e na poesia;
- Lógico-Matemática: voltada para a construção lógica e cartesiana, e a facilidade com os números e operações matemáticas;
- Espacial ou Abstrata: capacidade de visualizar e projetar abstrações tendo em vista traduzir em desenhos e projetos;
- Corporal Cinestésica: facilidade com o uso e a atuação de seu próprio físico, inclusive para os esportes;
- Musical: capacidade e facilidade de tocar instrumentos, aprender melodias, e expressar-se;
- Intrapessoal: facilidade em lidar consigo mesmo, entender-se como pessoa e aceitar-se;
- Interpessoal: capacidade de lidar com outras pessoas, de relacionar-se, fazer amizades e conquistar adeptos e liderados;
- Naturalista: facilidade em entender o mundo, o meio ambiente e lidar com a fauna e a flora.

Para compreender mais sobre as Inteligências Múltiplas, veja aqui e aqui, e na Wikipedia aqui, e sobre Howard Gardner, veja aqui.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Link para o dia das crianças

No caderno Link do Estadão de ontem - dia das crianças, uma excelente matéria com cinco páginas de cobertura tratando do nosso tema preferido: os Nativos Digitais. Parabéns aos jornalistas Rafael Cabral, Bruno Galo e Ana Freitas. Uma das melhores coberturas feitas no Brasil sobre o assunto, com a data bem escolhida para apresentá-la (um presente para os pais que são os leitores do jornal), e com a participação de excelentes contribuintes.

Como este que lhe escreve também foi entrevistado e participou, fico de saia justa para acrescentar ou comentar mais um pouco. Tenho que deixar essa parte para vocês - ler, perguntar, comentar, discordar ou complementar.

O link principal está aqui. Já nas páginas seguintes, uma palavra aos pais, aqui e aqui.

E você, está participando do desenho do nosso futuro?

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O Poder da Síntese


Hoje as diferenças estão na cara - duplo sentido. Diferenças essas que aparecem não só na superfície. O jeito e o comportamento dos mais jovens, com suas diferenças abismais, separam as gerações de uma maneira nunca antes vista ou sentida. É tempo de oportunidade. É tempo de ação.

Se de um lado há todo um arcabouço estruturado na forma de pensar e agir das crianças e adolescentes: não querem lero-lero, não aceitam artificialismos, estão ligados no 220 em rapidez, conclusão rápida e novos focos de atenção ... Como estabelecer diálogo e comunicação para influenciá-los e ensiná-los?

Tanto os pais como os professores tem que buscar o caminho da síntese. Conciliar os dois modos, evitar a tirania do 'e/ou'. Criar pontes, lugares comuns, intersecções!

A palavra de ordem é a síntese. Sem ela, deixaremos as crianças à própria sorte pois de nada adiantará proibir e coibir. Sem a síntese ficaremos a falar sózinhos.

O caminho nobre da construção de um novo e melhor amanhã passa obrigatoriamente pela síntese: voltada pró ativamente para usar o que se tem de bom dos dois lados e deixar um positivo legado na humanidade.

domingo, 4 de outubro de 2009

Recomendaçõe para os pais



O Instituto Claro, através de seu site, fez uma interessante cobertura sobre o evento "Gerações Interativas: O Uso Responsável das Telas Digitais" e ao final listou uma série de recomendações para os pais.

Destaco entre elas:
- Seja um navegante
- Coloque o computador num espaço comum
- O celular pode ser usado para se fazer bullying (fique atento)

Leia a matéria completa e as recomendações para pais e filhos, aqui.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Bullying


Este vídeo é um comercial especialmente produzido para a Televisão Canadense, com o intuito de conscientizar jovens e pais a respeito do tema da semana: Assédio Moral e Bullying.

A fonte que me indicou esta ilustração, é a EducaRede, e traz também um capítulo para down load do educador argentino Rolando Martiñá, aqui.