Vamos entender o que é ser um Nativo Digital. Nosso propósito é diminuir a distância entre as gerações. Os mais jovens vem 'banhados em bits' (são os Nativos Digitais) - e aqueles um pouco mais velhos, estão deixando o legado de um mundo cheio de tecnologia e em mudança constante, sem ter tempo de compreende-lo bem.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Relatório da UNESCO
Uma excelente fonte de estudos para a questão da ética e da segurança na Internet. Este relatório, feito pela UNESCO, com o título: Implicações Éticas sobre as Tecnologias Emergentes - Um Pesquisa, traz excelente quantidade de dados e umas percepções interessantes. O resumo, que tentarei compartilhar em breve, encontra-se no quadro das páginas 73 e 74.
Esse link nos foi compartilhado pelo Guilherme Canela de Souza Godoi da UNESCO Brasil no evento Forum da Segurança na Internet.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Repercussões do tema
O tema Nativos Digitais tem repercutido nos diferentes segmentos da economia. Saiu no Exclusivo On Line - uma publicação do Grupo Sinos - o terceiro maior grupo de comunicação do Rio Grande do Sul.
Aqui tem a página tratando sobre o tema, com desdobrando nesta matéria também.
Aos poucos o termo vai deixando de parecer grego aos ouvidos das pessoas. Faz sentido e dá para entender o significado no nosso dia. Mais uma vez, a chamada: temos que fazer a síntese!
Marcadores:
Aprendizado,
Gerações,
Instruções para Pais,
Reflexão
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Mentes para o futuro e imersão digital
Citando Malcolm Gladwell, Henry Jenkins (autor da chamada acima) e Howard Gardner, o artigo de Kyle Bylin no site Hypebot está em sintonia com a preocupação que temos revelado aqui: a necessidade de realizarmos a síntese para preparar os jovens para o futuro. O desafio mais específico, é ajudá-los a terem a mente mais adequada para o futuro. E o uso do termo 'mentes' significa mais do que cérebro e extrapola conteúdo, hábitos e fluência.
É nesse sentido que ele se refere às 10.000 horas de dedicação que Gladwell (autor de Fora de Série - Outliers) estabelece como padrão para se chegar ao nível de verdadeiros especialistas: seja como violinista, cantor, jogador de xadrez, ou atleta - e de quebra exemplifica com os Beatles e Bill Gates. O livro em si é muito recomendado.
Pois bem, o articulista utiliza dessa base, para mostrar que nossos filhos rapidamente obterão a dita fluência de especialista em menos de 10 anos, tal a intensidade de dedicação que terão nos meios digitais!
A tradução da chamada nos ajuda a perceber isso, ainda mais vindo de uma referência mundial, como é o professor Jenkins. Ele é autor de Cultura da Convergência - outra leitura imprescindível. Ele faz a chamada para os educadores americanos, e nesse caso é aplicável aos educadores de todo o mundo ...
Educadores devem trabalhar de mãos dadas para assegurar que cada jovem americano tenha acesso às capacidades e experiências necessárias para ser um participante integral, que possa articular a compreensão de como a mídia molda as percepções, e que tenha sido socializado no padrões éticos emergentes que deverão moldar suas práticas como desenvolvedores de mídia e participantes de comunidades online.
O texto completo você pode ler aqui (em Inglês).
Marcadores:
Aprendizado,
Contextualização,
Futuro,
Inteligências,
Pensadores
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Içami Tiba e os Nativos
Nesta parte II da entrevista com Augusto Nunes, o Psiquiatra e educador Içami Tiba dá uma orientação aos pais - contextualizando os desafios e as responsabilidades no lar.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Inteligências Múltiplas
O senso comum admite que somente o teste de QI serve como parâmetro para identificar pessoas inteligentes. Essa conclusão superficial no entanto é uma herança de muitos anos de adoção de uma antiga linha da psicologia que restringia os critérios para se medir a inteligência.
Até que entrou em cena Howard Gardner, trazendo para o campo da educação e da psicologia cognitiva, o revolucionário conceito de Inteligências Múltiplas. A base de sua proposta, é hoje compartilhada e abraçada na maioria das nossas Escolas de Ensino Fundamental e Médio.
Entende Gardner que para determinadas áreas e disciplinas da vida, as pessoas alcançam uma facilidade e fluência que a tornam mais preparadas em campos específicos e práticas diferenciadas.
Inicialmente foram apresentadas sete tipos de inteligência, e hoje aceita-se de maneira mais abrangente as oito, que são descritas a seguir:
- Lingüística: facilidade na escrita, na fala e na poesia;
- Lógico-Matemática: voltada para a construção lógica e cartesiana, e a facilidade com os números e operações matemáticas;
- Espacial ou Abstrata: capacidade de visualizar e projetar abstrações tendo em vista traduzir em desenhos e projetos;
- Corporal Cinestésica: facilidade com o uso e a atuação de seu próprio físico, inclusive para os esportes;
- Musical: capacidade e facilidade de tocar instrumentos, aprender melodias, e expressar-se;
- Intrapessoal: facilidade em lidar consigo mesmo, entender-se como pessoa e aceitar-se;
- Interpessoal: capacidade de lidar com outras pessoas, de relacionar-se, fazer amizades e conquistar adeptos e liderados;
- Naturalista: facilidade em entender o mundo, o meio ambiente e lidar com a fauna e a flora.
Para compreender mais sobre as Inteligências Múltiplas, veja aqui e aqui, e na Wikipedia aqui, e sobre Howard Gardner, veja aqui.
Marcadores:
Aprendizado,
Inteligências,
Pensadores
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Link para o dia das crianças
No caderno Link do Estadão de ontem - dia das crianças, uma excelente matéria com cinco páginas de cobertura tratando do nosso tema preferido: os Nativos Digitais. Parabéns aos jornalistas Rafael Cabral, Bruno Galo e Ana Freitas. Uma das melhores coberturas feitas no Brasil sobre o assunto, com a data bem escolhida para apresentá-la (um presente para os pais que são os leitores do jornal), e com a participação de excelentes contribuintes.
Como este que lhe escreve também foi entrevistado e participou, fico de saia justa para acrescentar ou comentar mais um pouco. Tenho que deixar essa parte para vocês - ler, perguntar, comentar, discordar ou complementar.
E você, está participando do desenho do nosso futuro?
Marcadores:
Gerações,
Instruções para Pais,
Nativos Digitais,
Segurança
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
O Poder da Síntese
Hoje as diferenças estão na cara - duplo sentido. Diferenças essas que aparecem não só na superfície. O jeito e o comportamento dos mais jovens, com suas diferenças abismais, separam as gerações de uma maneira nunca antes vista ou sentida. É tempo de oportunidade. É tempo de ação.
Se de um lado há todo um arcabouço estruturado na forma de pensar e agir das crianças e adolescentes: não querem lero-lero, não aceitam artificialismos, estão ligados no 220 em rapidez, conclusão rápida e novos focos de atenção ... Como estabelecer diálogo e comunicação para influenciá-los e ensiná-los?
Tanto os pais como os professores tem que buscar o caminho da síntese. Conciliar os dois modos, evitar a tirania do 'e/ou'. Criar pontes, lugares comuns, intersecções!
A palavra de ordem é a síntese. Sem ela, deixaremos as crianças à própria sorte pois de nada adiantará proibir e coibir. Sem a síntese ficaremos a falar sózinhos.
O caminho nobre da construção de um novo e melhor amanhã passa obrigatoriamente pela síntese: voltada pró ativamente para usar o que se tem de bom dos dois lados e deixar um positivo legado na humanidade.
Marcadores:
Contextualização,
Diálogo,
Nova Ordem Social,
Reflexão
domingo, 4 de outubro de 2009
Recomendaçõe para os pais
O Instituto Claro, através de seu site, fez uma interessante cobertura sobre o evento "Gerações Interativas: O Uso Responsável das Telas Digitais" e ao final listou uma série de recomendações para os pais.
Destaco entre elas:
- Seja um navegante
- Coloque o computador num espaço comum
- O celular pode ser usado para se fazer bullying (fique atento)
Leia a matéria completa e as recomendações para pais e filhos, aqui.
Marcadores:
Aprendizado,
Contextualização,
Instruções para Pais,
Riscos,
Segurança
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Bullying
Este vídeo é um comercial especialmente produzido para a Televisão Canadense, com o intuito de conscientizar jovens e pais a respeito do tema da semana: Assédio Moral e Bullying.
A fonte que me indicou esta ilustração, é a EducaRede, e traz também um capítulo para down load do educador argentino Rolando Martiñá, aqui.
Marcadores:
Bullying,
Diálogo,
Instruções para Pais,
Segurança
Assinar:
Postagens (Atom)