terça-feira, 29 de setembro de 2009

Discutindo o assédio


O termo bullying - que vem do Inglês de bully (valentão) é aplicado principalmente em assédio infantil - tanto no formato presencial (no sentido de ser por exemplo realizado dentro da sala de aula), como o o virtual (realizado pela internet). É um tipo de violência moral e psicológica - e às vezes até física - onde as crianças são as precursoras e as vítimas. Ou seja é feito na sala de aula, no recreio, nos relacionamentos extra escola, e até por email e comunidades sociais (tipo Orkut).

Começam com a gozação, com o isolamento e podem chegar à agressão direta ou indireta. Pode ser perpetuado por uma só pessoa (criança) ou um grupo.

Pouco é discutido sobre isso abertamente. Pode-se até de maneira regulada e restrita, atuar de maneira pontual. Por exemplo, quando isso acontece, orientadores conversam com algumas das crianças participantes. Há vez ou outra desdobramentos com pais. Mas no conceito amplo, o que se faz é varrer a sujeira para debaixo do tapete.

Em exclente artigo que descreve um fato concreto de bullying, Eliane Brum, colunista de Época, traz à tona esse tema que precisa ser encarado de frente. O artigo Entre os Muros da Escola é leitura obrigatória para pais com crianças no Ensino Fundamental e Médio - principalmente para aqueles que tem seus filhos em escolas particulares.

Foi mais uma boa dica do Ricardo Oliveira do Diversitá. Há um chamamento para nos conscientizarmos - e assim não sermos responsabilizados no futuro. Vale a pena a leitura e ver nos comentários a reação e o testemunho de leitores comprometidos e engajados.

Um comentário:

  1. Ainda vivemos num país em que os futuros deputados, senadores, prefeitos e talvez presidentes, serão exatamente as crianças descritas por Eliane no artigo. Daí a importância do assunto, mesmo que a barbárie também impere no ensino público. Estudei em colégio onde riquinhos estudavam...em "aula da saudade" (onde supostamente o clima deveria ser o melhor), teve gente quebrando copo de wisky na face do outro. Fica o registro...

    ResponderExcluir