sábado, 8 de agosto de 2009

Voce tem sotaque?


Se você entende o cartoon acima - mesmo sendo imigrante digital, é bom sinal: seu sotaque é quase imperceptível!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Algumas considerações para pais


Hoje, mais do que nunca os pais de jovens e adolescentes precisam fazer lição de casa. Todos os dias. Utilize a frase antiguada e conservadora: o preço da liberdade é a eterna vigilância. Mas sem transferir essa responsa para seu filho. Quem tem que estar 'vigil' é você pai, mãe, educador! Não é seu filho, seu aluno!

A vigilância pressupõe ficar acordado ao longo da madrugada. E fazendo o que? Lição de casa.

Sem quebrar os ovos não se faz omelete. É por isso que pais que amam, se dedicam.

Transferir responsabilidades, ou se tornar omisso são atitudes que não construirão um futuro promissor para seus filhos. Mas vamos ao que interessa que são as considerações:

- Compreender o que se passa na cabeça do seu filho. Vestir seus sapatos. Procurar ver o mundo com seus olhos. Ouvir mais: com abertura e sem crítica. O que valorizam, o que gostam, o que os motiva.

- Respeite seus gostos e interesses. Fique atento, mas na distância adequada. Nem tanto para impor o seu jeito (de adulto) e nem tanto para deixar solto em demasia. Estilos são mais abrangentes e diferentes. Valores são mais fixos e perenes. Não misturar portanto as estações.

- Leia o que eles escrevem. Leia o que se escreve para eles - incluindo aí as letras de músicas. Entre no Orkut e pesquise (com paciência e inteligência) o que as comunidades das faixas de idade de seus filhos escrevem. Compreenda aí o que eles dão importância, o que valorizam.

- Diferencie - tem coisas que são só deles, tem coisas que são da família ou de pai+filho(a) ou mãe+filho(a), e tem coisas que são só suas. Elas realmente são atividades, eventos, momentos diferentes uns dos outros.

- Paixão nas oportunidades. Quando com seus filhos, demonstre a paixão do momento. Não seja egoista. Se é um programa pai e filho, que não seja o seu programa (ver carros antigos - por exemplo), quando ele quer empinar papagaio. Mesmo que você não tenha jeito pra coisa, o que vale é o momento existencial.

Experimente essas iniciativas. O resultado será o de andar muito próximo de nossos filhos. Longe de termos um rol de regras - são recomendações a serem absorvidas com perspicácia e equilibrio.