sexta-feira, 29 de maio de 2009

Uma geração talentosa


Mais uma prova de que sim eles podem! Essa geração é extremamente talentosa, e encontra nos meios digitais um canal de expressão, divulgação e reforço de suas produções artísticas, culturais e sociais.

O jovens estão aí!

Como é o caso do João Pedro (o porjoão dos cartuns) - por isso quando se fala em mundo digital, o software ou o hardware são tão somente detalhes.

Peopleware, childware, e youthware é o que vale! Paremos de pensar em termos de ferramentas ou aplicativos. O que vale são as pessoas.

Você deve estar se perguntando: qual a idade desse jovem. Pois bem, veja o perfil do nosso cartunista mirim, e faça os cálculos:

Nasci em 1996.Já publiquei em algumas revistas dentre elas a revista MAD.tinha meu antigo blog(http://joao-barbosa.zip.net) que tem o mesmo nome deste aqui. Espero que com estes desenhos vocês sintam cócegas no raciocínio.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Matéria n'O Globo




Como já relatei, na semana passada tivemos a honra de sermos entrevistados para a Revista Digital do jornal O Globo do Rio, com a matéria de capa focando em um dos temas preciosos deste blog - provavelmente o tema que o cerca em todas as direções: Nativos Digitais (matéria online completa).

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O Olhar da criança


Um excelente trabalho foi consolidado em livro e lançado hoje pela manhã no Instituto da Criança, ligado ao Hospital das Clínicas em São Paulo.

Trata-se de O Hospital pelo Olhar da Criança de Aide Mitie Kudo e Priscila Bagio Maria, pela Yendis.

Como estou realizando um serviço para a Editora fiquei sabendo do evento e do livro. É uma obra de ruptura pois as autoras utilizam o recurso da colaboração, dando espaço para que as crianças contribuam com a obra. E ao mesmo tempo recorrem a um instrumento digital para nas mãos das crianças captar como vêem o ambiente hospitalar.

Voce pode solicitar essa obra diretamente na Editora, aqui. É possível encontra-la também em algumas livrarias e nas Lojas Americanas.



A felicidade dessa obra está nas diversas fotos que a ilustram, com os comentários e historinhas que recheiam de vida para relatar ao leitor e aos desatentos da realidade de uma criança debaixo do cuidado médico-hospitalar.

Isso é um exemplo claro (e aqui um esclarecimento conheci o livro pronto), de que as iniciativas para diminuir o abismo - não só entre gerações, mas também para atuar na digital divide (marginalização digital) e assim atuar em prol de um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Saiu na Revista Digital


O Jornal O Globo fez uma matéria muito interessante (por seu tema) e nos deu a oportunidade de contribuir com algumas idéias e conclusões que temos chegado. O tema é Nativos digitais já estão dominando o mundo e transformando a forma como o ser humano se comunica. Ela pode ser lida aqui.


Parte do que falei para a jornalista que me entrevistou, eu já compartilhei aqui. No entanto a sua abordagem e o formato de uma matéria para o grande público, tornou o texto muito didático e apropriado.

Interessante também, para efeito de aprofundarmos o assunto foram os comentários. Estou pinçando alguns pela contribuição didática e pedagógica que serve para o debate - até porque há algumas expressões muito gozadas e trágicas, pois me parecem fora da realidade.

A foto ilustrando é de capa da revista de uma edição do ano passado.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Discutindo a vida digital


Além do espaço deste blog, temos utilizado de outras plataformas para trazer à tona a relevância da discussão do abismo entre as gerações.

No âmbito presencial e corporativo, com foco no Marketing e desdobramento na Educação, tivemos mais uma encontro do Fórum Permanente de Estudos da Vida Digital. Parte do que já postei, adicionado de novas informações estão condensados na apresentação do Slide Share (um site focado em apresentações que permite que você veja cada slide em tela inteira e também fazer downloads).

Hoje é de extrema importância que coloquemos mais gente na parada. Aqueles que nos acompanham, eu gostaria de convocá-los a deixar nos comentários suas sugestões ou pelo menos algumas questões. Assim podemos balisar as próximas postagens.


Creio ser pertinente focar nos aspectos do abismo digital. Há várias implicações:

- Como ser mais eficaz na formação de filhos
- Como entender demandas e necessidades
- Como não ser um estorvo para assuntos superficiais ou estéticos
- Como diminuir a ênfase na autoridade e fazer-se respeitar pela moral
- Como diminuir o uso do controle e do comando e ao mesmo tempo manter diretrizes e limites

Esta lista é mais do que parcial - seria tão somente inicial.

Gostaria de deixar em aberto para que a partir daqui, vocês também entrem no debate.