quinta-feira, 30 de abril de 2009

Zits vem para ajudar


Zits é um personagem de tiras de HQ. Foi criado para ajudar pais e educadores a entenderem seus filhos e alunos. Voltado para diminuir o abismo digital, em formato simples e objetivo consegue contribuir positivamente.


Como a cada dia é uma nova tirinha, as lições são variadas. Com o toque de humor, acabamos aprendendo de maneira leve, e assimilamos as lições naturalmente.


A tira de destaque, acima, que recomendo tem a seguinte tradução:


Quadro 1 - Sim! Está aqui mesmo.

Quadro 2 - Jeremy não estava brincando.

Quadro 3 - Ele de fato adicionou a sua foto ao artigo na Wikipedia "Humilhação"
(Mãe): Mas tudo que fiz foi colocar sua foto quando bebê no Álbum da Escola!

domingo, 19 de abril de 2009

Anunciando o Breve Manual

Estamos nos preparativos finais para soltarmos o Breve Manual Para Pais (versão beta), onde pretendemos apresentar passos práticos e coerentes com a nova realidade. Como já anunciado, trata-se da versão beta, pois queremos liberar rápidamente com mais de 90% do seu conteúdo definido, e permitindo que uma parte dele se aperfeiçoe dentro de um espirito colaborativo.

A seguir antecipamos o índice desse documento em construção:

1 - Introdução - o que propomos e o início da discussão

2 - A Matriz de Riscos - Entendendo os tipos de riscos (Assédio, Pornografia, Cyberbullying), entendendo as fontes (individual - menores e de seus grupos e adultos)

3 - Entendimento da Matriz

4 - Mitos da Segurança Online

5 - Um desafio a ser entendido

6 - Ameaças e Riscos

7 - Passos práticos para os pais

8 - Recomendações Finais

9 - Recursos, bibliografias e links

Poderemos antecipar alguns dos capítulos - por isso, fique ligado.

Primeiros passos


Temos um boa e uma má notícia para os pais.

A boa notícia: realmente a internet é uma influência positiva para crianças e jovens. E eles irão utilizar esse mundo digital de maneira cada vez mais intensa e permanente em suas vidas. O outro lado da questão - a má notícia, é que, como pais teremos que re-aprender a nos situarmos neste novo mundo. E isso vai dar um pouco de trabalho para todos nós!

Sem dúvida há aqueles (felizmente uma minoria), que querem fazer como a anedota do banho da criança, onde ao jogar fora a água suja, a criança vai também. Esse tipo de pensamento - nefasto, retrógrado e limitante não interessa às famílias. Não há como evitar a revolução digital que presenciamos. As crianças cada vez mais cedo usam celulares, tem email, e se cadastram e sites de relacionamento, formando grupos e comunidades.

É impossível e uma aberração ao mesmo tempo, diante de tanta modernidade e da ubiquidade das facetas digitais, querer privar qualquer cidadão - independente de sua idade ou mesmo de classe social, dos avanços tecnológicos e das novidades da modernidade.

Hoje reconhecemos que muito do que o mundo digital proporciona, como o uso do telefone celular e as mensagens curtas de texto (os torpedos e sms) compõem, além da própria internet, um grande arcabouço digital. Tudo isso gera dentro do lar, uma forte proximidade e interação entre pais e filhos, comodidade e segurança. Há também o fato de que tudo isso intensifica o desenvolvimento de uma maior inteligência e preparo, ampliando sua força social com desdobramentos emocionais saudáveis. Dessa forma estaremos hoje, preparando nossos filhos para o amanhã.

O que devemos fazer então? Nos próximos dias, disponibilizaremos um Breve Manual Para Pais - inicialmente em sua versão beta (significando que poderá receber melhorias e adições). Será dentro do espirito denominado de 'código aberto' - onde os pais poderão baixar o texto sem custo algum. E se quiserem, poderão encaminhar para outros pais e familiares.

Em paralelo estaremos recebendo perguntas e sugestões. Quem sabe poderemos criar um grande fórum nacional que discuta e debata os temas que nos inquietam. A segurança, a orientação saudável, as diretrizes e os limites estabelecidos de forma equilibrada, e a construção de um ambiente positivo, fazem parte de nosso intento. Queremos prover aos pais - ao final de sua jornada de criação e educação dos filhos, um sentimento de dever cumprido - e de ter cumprido-o bem!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Quatro questões chaves


No encerramento do ano passado, a força tarefa composta de Procuradores estaduais dos Estados Unidos, debaixo do guarda-chuva da instituição da Universidade de Harvard, no Berkman Center for Internet & Society, tornava público através de um documento de 278 páginas a última análise sobre a Segurança da Criança na Web.

Como já temos apresentado, a atual geração abaixo dos 32 anos, e mais especificamente hoje, aqueles com menos de 18 anos, tem assimilado em suas vidas tanto o computador como os terminais de mão (celulares e similares) com acesso à internet, como coisas corriqueiras e naturalmente ligadas ao cotidiano. São aqueles 'banhados em bits' como temos enfatizado.

Esse estudo foca com muita pertinência as preocupações de pais, legisladores, membros do judiciário e do executivo com relação à internet. A maioria dos pais americanos reconhecem a influência positiva da internet na vida de seus filhos. E é fato aceito que as chamadas mídias sociais se fortalecem em relevância ao permitir socialização, aprendizado e inclusão na vida pública.

É portanto mister, conforme esse relatório que sejam endereçadas pelo menos 4 questões chaves:

1. Quais as ameaças que os jovens enfrentam ao se conectarem online?

2. Onde e quando estão os jovens debaixo de maior risco?

3. Quais os jovens que estão debaixo de maior risco e o que torna uns sob maior risco que outros?

4. Como essas diferentes ameaças se inter-relacionam?

Deixo para reflexão, enquanto preparo a próxima postagem. Comente à vontade.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Quantos amigos meu filho pode ter?


Um pai reclama para o outro:

- Meu filho está muito para Roberto Carlos.

- Como assim? Retruca o outro.

- Ele quer ter um milhão de amigos.

Com certeza, uma das características da geração net, está no número de amigos e conhecidos. Com facilidade eles conseguem chegar perto de 1.000. Isso é bom?

Não creio que a questão seja de juízo de valor, mas sim de entendimento do contexto e do significado da agenda telefônica, lista de vínculos no Orkut e nomes de conhecidos que se lembra de cor. Há por debaixo desse comportamento de amplos relacionamentos virtuais, uma tendência social que se cristaliza com vantagens e desvantagens.

O que teme o pai? Seriam as amizades perniciosas que viriam do mundo virtual adentrar o mundo real? Seria o descontrole para com os que potencialmente podem influenciar seu filho?

Apesar das trivialidades, das efêmeras experiências sociais, do nebuloso e barulhento mundo chamado bazar - há uma nova linguagem social se cristalizando.