terça-feira, 31 de março de 2009

Projeto colaborativo


Ainda nos seus primeiros dias de vida, o projeto Meu Filho Digital ganha várias adesões e apoio. São amigos que divulgam no twitter, outras que aderem ao meu grupo do Facebook, e até um amigo-nerd (o JP - do takeme2japan), que me enviou um roteiro muito interessante para discutirmos.

A seguir quero compartilhar o que seria uma introdução de esclarecimento para os pais. Devemos lembrar que há efetivamente (em todas as gerações houve), um distanciamento entre as gerações. Hoje em função dessas grandes transformações e o próprio re-ordenamento social, em velocidades absurdas, uma ampliação desse gap.

Por isso que gostaria de explorar os MITOS que a internet e os comportamentos diferentes acabam criando de maneira natural ou provocada. A pergunta portanto é:

Que mitos você identifica na perspectiva de pais ao encarar ou ao não entender essa transformação social e seu filho digital?

segunda-feira, 30 de março de 2009

Texto de pesquisa

Uma das primeiras contribuições que o nosso projeto Meu Filho Digital recebeu, veio do João Paulo, que é um cara extremamente ligado e conectado - autor do blog takeme2japan que trata de mídia, marketing e cultura.

Ele me mandou uma conexão interessante que é uma pesquisa sobre os jovens japoneses (está em Inglês). Nos próximos dias farei uma resenha deste texto.

domingo, 29 de março de 2009

Geração 2.0


Não é de hoje. Há sinais que nos alertam para a chegada deste novo tempo. Uma Geração banhada, movida e alimentada por bits. Bites e bits, blogs e redes, mensagens e torpedos, conversando - falando e ouvindo.

Não há necessidade de muita argumentação. A situação está diante de nós com clareza. Em alguns momentos nos sentimos ameaçados. Outras vezes até agredidos. Temos nossos momentos de alívio e realização. Afinal, aconteceu conosco em passado não muito remoto - entre nós e nossos pais, assim como entre eles e nossos avós. O eterno conflito das gerações ...

Mas no presente - quando nos endereçamos ao momento atual e aos desafios que se nos apresentam - a coisa muda. Muda porque nunca antes (no mundo) essa transformação foi tão radical e profunda. A ponto de em uma única geração termos tantas diferenças, novidades e transformações sócio-culturais.

O que fazer então? A solução não está nem no desprezo (do tipo 'deixa estar' como a canção dos Beatles Let it be), e nem tão pouco no combate extremado e castrador. Pasmem! Ouvi um tecnólogo recomendar que mantenhamos os filhos abaixo de 17 anos proibidos de acessar a internet!!

Creio que o caminho da verdadeira sabedoria reside em fazermos a nossa parte como geração que lidera os mais jovens: comprender esta nova ordem social, como ela está sendo construída, seus parâmetros e influências, suas descobertas e desafios, seus perigos (que certamente existem) e suas bençãos e vantagens.

É claro que há que se ter amor, diálogo, respeito, enfim um verdadeiro espírito de família. Mas há um fator crítico de sucesso para os dias de hoje: nossa contextualização nesse ambiente social, cultural e tecnológico, com pertinência e equilibrio.

Essa é a minha proposta para vocês pais e mães! A conversa está aberta!

* Capa da revista Time de 20 de março de 2006. A discussão sobre as mudanças comportamentais de nossos filhos tem atraido a atenção da grande mídia em diversas e diferentes coberturas. Há pouca - se alguma - literatura que trate de forma atualizada o desafio corrente.